banner_home01

Notícias

Tarifa de Energia Reduzida

16.09.2012

Governo reduz tarifa de energia para indústria em 28%
(16/09/2012) – Na semana passada, o governo baixou medida que reduz as tarifas de energia para o setor industrial em até 28% (para os consumidores domésticos a queda deve ser de 16,2%). Segundo a CNI, a medida deve reduzir em até 4% o custo fixo de produção da indústria brasileira, dando um impulso para que as empresas voltem a investir.

“Essa medida aumenta a competitividade da indústria e estimula o investimento porque reduz preços e faz com que o empresário tenha mais confiança em produzir e gerar emprego no Brasil. Teremos um produto mais competitivo no mercado nacional e internacional”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Frisando que a medida terá maior impacto nos setores eletrointensivos, a entidade afirma redução da tarifa de energia é decisiva para ajudar a aumentar a competitividade da economia brasileira. “O Brasil paga 143% a mais pela energia do que os outros países que compõem os BRICs. “Estamos iniciando no Brasil um processo de desonerações, mostrando que é possível desonerar em todos os setores, em todas as áreas”, afirma o presidente da CNI.

BENS DE CAPITAL – “Os setores representados pela Abimaq não são intensivos na utilização de energia elétrica. De qualquer forma, a energia elétrica é o insumo que traz a maior carga de impostos, principalmente em função do alto ICMS que é cobrado”, diz nota divulgada pela Abimaq. “Esta é mais uma clara sinalização por parte do governo no sentido de tentar reduzir os custos dos investimentos”.

Retirado de Usinagem Brasil